sábado, fevereiro 17, 2007

Carnaval

Vale a pena destacar a letra do samba da Império Serrano.PARABÉNS

GRES IMPÉRIO SERRANOCARNAVAL 2007Enredo: Ser diferente é normal: o Império Serrano faz a diferença no carnavalCompositores: Arlindo Cruz/Maurição/Aloísio Machado/ Carlos Senna/ João BoscoIntérpretes: Maurição, Nilton Sereno, Geraldão e Gustavo Henrique

EU QUERO VER
O AMOR FLORESCER
SER DIFERENTE É NORMAL
E O IMPÉRIO TAÍ
PRA LEVANTAR SEU ASTRAL
SE LIGA NO MEU CARNAVAL


SERRINHA VEM PEDIR RESPEITO
TEMOS QUE OLHAR DE OUTRO JEITO
QUEM NASCEU DIFERENTE
E VENCEU PRECONCEITO
A GENTE TEM QUE ADMIRAR
HARMONIZAR PRA SER FELIZ
DIFERENÇA SOCIAL, PRA QUÊ?
TÁ NA CARA QUE A BELEZA
ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ
ROMANTISMO IRRADIA ENERGIA PRA VIVER
NESSE MUNDO ONDE TUDO É RELATIVO
MINHA ESCOLA É MEU MOTIVO
MEU MAIOR PRAZER!

A HISTÓRIA DO SAMBA MUDOU
BATERIA DIFERENTE, OLHA O TOQUE DO AGOGÔ
NO PRIMEIRO DESTAQUE E NA COMISSÃO
AS NOVIDADES VERDE-E-BRANCO, MEU IRMÃO

DIFÍCIL
CONVIVER NA ADVERSIDADE
COM ARTE SER EFICIENTE
FAZER DA PINTURA SUA LIBERDADE
FAZER ESCULTURAS USANDO A PAIXÃO
FEITIÇO DE POETA INVADE O CORAÇÃO
DIVINO É O PODER DA CRIAÇÃO
EU PERGUNTO A VOCÊ
SERÁ QUE EXISTE?
LIMITE ENTRE A LOUCURA E A RAZÃO

sábado, fevereiro 10, 2007

APRENDENDO COM AS FORMIGAS


A formiga...Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha.
A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.
A formiga a carregava com sacrifício.
Ora a arrastava, ora tinha sobre a cabeça.
Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga.
Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa.
Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.
Foi quando pensei: "Até que enfim ela terminou seu empreendimento".
Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.
A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então entrar sozinha.
Foi aí que dissem a mim mesmo: "Coitada, tanto sacrifício para nada."
Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu na praia."
Mas a pequena formiga me surpreendeu.
Do buraco saíram outras formigas, que começaram a corta a folha em pequenos pedaços.
Elas pareciam alegres na tarefa.
Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco.
Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências.
Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades?
Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la.
Invejei a força daquela formiguinha
Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:
Que me desse à tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia.
Que me desse à perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas.
Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais.
Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo; mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada.
Autor desconhecido

domingo, fevereiro 04, 2007

Início de uma nova etapa

Para nós, educadores, dia 05 de fevereiro começa uma nova etapa. É o início do ano letivo. Embora algumas escolas tenham iniciado suas atividades em 01 de fevereiro, dia 05 é o dia oficial. Aquele em que a sala estará lotada, os risos, as conversas, os questionamentos, os passeios de carteira em carteira ( feito pelos alunos) tornarão nossas manhãs, tardes e noites surpreendentes. Um dia estaremos no céu, outros ......
Bem é isso aí. Somos humanos sujeito a acertos e erros, sorrisos e caras feias, vitórias e derrotas, carinho e descaso, tranquilidade e tumultos. Assim é.
Paz e luz a todos!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Os Pais e o comprometimento educacional

Olá pessoal!!!

O artigo abaixo foi redigido por Léa Guedes. Ela está finalizando este ano o curso Normal Superior e já atua na área educacional.
Dêem uma lida no artigo e não esqueçam de deixar seus comentários sobre ele.

Caminhamos para o início do ano letivo e muitos pais se encontram ainda indecisos quanto à escolha de uma escola ideal para seu filho e que atenda suas necessidades. É preciso que vários fatores sejam levados em consideração tais como estrutura física, proposta pedagógica e outros. Mas, a meu ver e entender, é preciso conhecer o perfil do educador. Vivemos numa era onde tudo acontece rapidamente, as crianças, adolescentes e jovens de hoje também são diferentes, com necessidades de algo a mais.
Então o educador, para acompanhar estas mudanças, tem de ser pesquisador, inovador e estar aberto a elas. O educador não pode estacionar porque o conhecimento é progressivo. Imagine o médico que prescreve um medicamento indevido, seu efeito colateral será desastroso, causando sérias conseqüências no paciente. Assim é oeducador; ele pode causar no educando sérios traumas, transformando-o em vítima educacional.
É preciso uma capacitação e reciclagem constante do profissional. É tarefa dos pais ou responsáveis verificar o perfil desse professor, se ele lê variadas literaturas, se pesquisa os PCNs,se faz cursos para atualizar seus conhecimentos, ou se confirma sua presença inicial no estabelecimento, com uma assinatura, retornando durante o período do curso as vias públicas, no intuito de gastar o tempo, preenchendo assim a carga horária.
Hoje é preciso um comprometimento maior com a questão do ser, pois somos seres com particularidades exclusivas,as quais precisam ser atendidas na medida do possível. Portanto a transformação educacional só acontecerá na medida em que os pais se familiarizarem com os assuntos educacionais, ou melhor recorrerem a vasta literatura existente e conhecerem o que os pensadores educacionais dizem, para um eventual questionamento e integração na comunidade escolar.
Os educandos de hoje são massacrados, ainda na infância, visando ao futuro vestibular. Esta preocupação exagerada de assegurar o futuro tolhe a diversão, as brincadeiras e até mesmo os momentos que poderiam ser vividos em família, tudo isso por conta de uma etapa que se dá em outra faixa etária, e para a qual, a criança ainda não tem amadurecimento apropriado. Há décadas priorizamos os conteúdos da educação e aniquilamos com isso o ser na sua essência, enquanto deveríamos lhe dar incentivos para sua libertação.
Por que nos familiarizamos com vários assuntos e deixamos a educação escolar delegada apenas a escola?

quarta-feira, janeiro 03, 2007

PLANEJANDO...

Olá pessoal!
Para quem não tem acesso a revista Nova Escola, aí vai um breve comentário.
Conforme havia dito, planejar é muito importante.
De acordo com os autores Márcio Ferrari e Rose Guirro, responsáveis pela matéria de capa da revista Nova Escola, indicada por mim num post anteiror, esta tarefa é coletiva, envolvendo toda a classe de funcionários de uma escola. Alerta ainda que a organização de um ano começa no fim do anterior, com um balanço individual e em grupo, mostrando quais metas se realizaram e quais não.

No meu entender este é um alerta para todas as instituições que desejam manter-se no ramo com qualidade, visto que o destino das que não se preocupam é o fracasso.

Os referidos autores dividem este planejamento em três momentos:

1º A fase da reflexão sobre o ano que passou ( Ver o que deu certo, onde houve equívocos, tomar contato com as políticas públicas definir diretrizes, organizar turmas)
2º A fase de eleger os conteúdos e criar um plano anual dos profesores (momento de cruzar informações e montar uma grade coerente com o que os alunos precisam aprender)
3º Fase de fechar o foco na própria classe e pensar nos detalhes ( O professor monta o horário semanal, prepara as atividades e faz o levantamento de recursos materiais necessários para as aulas)

É lógico que este planejamento nada pode ter de estático. Deve ser flexível para receber mudanças caso necessite.

Até breve!